"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Correcção do teste

"Falámos de cultura, mas não há uma cultura. Há, sim, várias culturas. A variedade cultural resulta de uma característica tipicamente humana."

A cultura resulta de um conjunto de normas e condutas assentes num grupo de crenças de um determinado povo ou região. Todos os nossos actos são influenciados por cultura, e , os mesmos actos, fazem parte desta cultura, que resulta de uma interacção de várias atitudes que foram desenvolvidas pelo Homem ao longo dos anos, no seu percurso evolutivo.
o ser humano adapta-se - é neoténico - e a adaptação relaciona-se, muito particularmente do meio onde é desenvolvida; assim, uma criança que nasça num meio selvagem evoluirá só até ao estritamente necessário para a sobrevivencia: " (...) incapazes de permanecerem de pé, caminhavam a quatro patas, apoiadas nos cotovelos e nos joelhos para percorrerem pequenos trajectos e apoiados nas mãos e nos pés, quando o trajecto era longo e rápido:".
os animais nascem com 70% do cérebro desenvolvido, que fica completo logo nos primeiros meses de vida, assim, podemos concluir que os animais já nascem cientes de muitas capacidades que terão mais tarde; já o Homem, nasce com o seu cérebro desenvolvido apenas a 23% e desenvolve-se até aos 23 anos, que quando o homem atinge os 100% de capacidade que usará no futuro.
Já concluímos que o Homem é um ser em constante mutação e é dotado de (não) capacidades que são desenvolvidas até relativamente tarde o que possibilita ao ser humano a capacidade de aprendizagem - o Homem consegue aprender, o animal não. Existem, na vida do Homem, 3 entidades que resultam no triângulo ético: O Eu, os Outros e as Instituições; é através destes que o Homem aprende e desenvolve capacidades pela interacção com os mesmos. O Eu, possibilita o individuo de se descobrir e aprender com essa descoberta; o outro, ao interagir connosco dá-nos informações e coloca questões que são pertinentes no que respeita à aprendizagem e ao estímulo intelectual; as intituições ( que passam pela família, igreja e outros organismos) são a base da nossa evolução enquanto seres sociais e culturais - são estes que nos ensinam valores e tradições que serão os nossos durante (pelo menos) algum tempo na vida.
Os valores da nossa família por exemplo, podem tornar-se dogmas na maneira como agimos. No texto é observavel essa ligação com os valores familiares alimentavam-se de carne prutefacta, comiam e bebiam como animais (a sua família)
É então conclusivo, que para vivermos dignamente precisamos dos outros para adquirirmos cultura e é tão maior essa depedência, quanto maior for a vida socila do indivíduo, uma vez que quanto mais cultura conhecermos, mais nós podemos aproximar do conceito ideal de cultura para nós.

Ao longo dos tempos a capacidade do homem criar cultura foi sendo aprimorada, sendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário