"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Debate com o tema "Clonagem Humana"

Na última terça-feira dia 6 de Outubro, no âmbito da disciplina de Psicologia, o 12ºb, realizou um debate sobre “Clonagem Humana”. É um tema que actualmente provoca bastante controvérsia na nossa sociedade e devido aos seus prós e contras é também bastante polémico. Dividiu-se a turma em dois grupos: os “Contra” e os “A favor”.
Deu-se inicio ao debate, o grupo “A favor” começou por argumentar que com a clonagem os casais inférteis terão a possibilidade de ter filhos com a informação genética de um dos pais e puderam, produzir indivíduos relacionados a eles mesmos.

Os “contra” argumentaram que toda a criança tem o direito de ser única, parecida mas diferente daqueles que a trouxeram ao mundo porque cada indivíduo é exclusivo e insubstituível. Deram também um outro exemplo: um casal tem um filho clonado igual ao pai, e o casal eventualmente divorcia-se e o seu filho é fisicamente idêntico ao pai. Como é que isso irá influenciar o relacionamento destes?

Os “a favor” contra argumentaram com outra questão, as células estaminais humanas podem abrir caminho a novos tratamentos para doenças que de outra forma seriam incuráveis, tais como a doença de Parkinson, doenças cardíacas, doença de Alzheimer, paralisia, acidentes vasculares cerebrais e a diabetes. As possibilidades são infindáveis e podem permanecer por descobrir se a clonagem humana for banida.

Os “contra” não concordaram, justificaram-se com o facto de a tecnologia não estar ainda bem desenvolvida, tendo uma baixa taxa de fertilidade (para clonar a Dolly foram produzidos 277 ovos, 30 começaram a dividir-se, 9 induziram a gravidez e apenas 1 sobreviveu).

De seguida, os “Contra” argumentaram que a clonagem pode levar ao mau uso da clonagem de bebés, a fim de lucrativo, ou seja, um mercado negro de fetos pode surgir. Os “a Favor” não concordaram com a ideia, e justificaram que está nas nossas mãos evitar que se propaguem os malefícios do lucro incontrolado e que a clonagem sirva só para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O grupo dos “Contra” consideram que a vida é uma dádiva Divina, que deveria estar além dos poderes humanos e que a clonagem de ser humanos pode ser o início para a produção da chamada raça pura, a mesma que o Hitler falava.
Por outro lado, os “a Favor” acreditam que se deixarmos que se permita que esta prática se realize iremos colher muitos benefícios.

Após a argumentação de cada uma das partes, o debate foi encerrado. Concluímos que a clonagem humana é um assunto delicado, mesmo que uma descoberta poderá trazer vantagens mas ao mesmo tempo, põe em risco a Humanidade. Acima de tudo, devemos respeitar a opinião de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário