"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Resumo da aula do dia 20 de Outubro

Na lição número 16, a ante-penúltima aula antes da ficha de avaliação, fizemos um breve esclarecimento de dúvidas antes de a Professora Diana nos dar alguns apontamentos importantes para o teste.
Inicialmente, o Ricardo pediu para a professora falar da genética e assim foi; a professora explicou-nos que o genótipo de cada indivíduo já traz a característica da sua inteligência definida - inteligência de nível médio - e que nós, dependendo do meio em que estivermos, é que construímos o fenótipo com uma das seguintes características acerca da inteligência: abaixo da média, média, ou acima da média. A breve conclusão que tiramos é que o fenótipo é constituído por características só nossas e que só nós é que temos a capacidade de construi-las.
Após este breve esclarecimento, tirámos umas anotações acerca das perspectivas preformista e epigenética. Para uma melhor explicação da perspectiva do Preformismo, a professora deu-nos um exemplo começando por dizer que a passagem do genótipo para o fenótipo era semelhante à revelação de um rolo de uma máquina fotográfica antiga. O desenvolvimento do organismo corresponderia ao processo que se utiliza para a revelação das fotos e o fenótipo seria a foto já revelada. Também para o preformismo, as características de um ser já estão predefinidas e o meio pouco participa na transcrição fenotípica. Para a perspectiva epigenética, a professora deu como exemplo a nossa linguagem para explicar que nesta tese defendem que a passagem do genótipo ao fenótipo se faz entre o património genético e as influências ambientais, ou seja, somos geneticamente programados para falar, mas não para ladrar, pois é um limite imposto pelo nosso código genético. E mesmo podendo falar, só o fazemos na nossa língua, e se o fazemos noutras línguas é porque nos ensinaram, pois o humano não nasce com as várias línguas ensinadas no seu código genético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário