"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

domingo, 7 de março de 2010

a NOSSA história de vida.

Com algum tempo de atraso, decido publicar a minha opinião acerca da actividade que realizámos no início deste período sobre a nossa história de vida.



Através de textos, músicas, poemas e pinturas, foi-nos proposto falarmos sobre o nosso percurso neste mundo. Considero que o resultado foi muito bom, uma vez que contribuiu, pelo menos na minha perspectiva, para melhor nos conhecermos a nós mesmos e também aos colegas e amigos que partilham connosco esta fase da vida.
Muitas vezes julgamos as pessoas e as suas atitudes sem as conhecermos devidamente, pois esquecemo-nos que todos somos fruto das nossas vivências e experiências. Com este trabalho, ficamos a conhecer aspectos que até hoje desconhecíamos na vida uns dos outros e que, em muitos casos, explicam atitudes e formas de viver a vida que sempre condenámos nessas pessoas. Afinal, quando alguém cresce sem qualquer fonte de amor e carinho, não podemos esperar que agora se comporte e se relacione da mesma forma que uma pessoa que tenha crescido num ambiente familiar estável. Pelo contrário, devemos compreender que somos factor indispensável para que essas pessoas possam hoje integrar-se de forma mais saudável na nossa sociedade, e que a sua perspectiva sobre o que é a vida seja mais positiva e optimista.
Também foi óptimo a nível pessoal, na medida em que, falando abertamente sobre assuntos que sempre nos pesaram na alma com pessoas do nosso meio escolar, torna essas experiências mais leves e menos dolorosas, ao mesmo tempo que contribui para um aumento das relações humanas na turma. Temos sempre também a oportunidade de ouvir opiniões e conselhos sobre o modo como encaramos as contrariedades da vida, para que no futuro, essas experiências sejam encaradas com maior inteligência.
De um modo geral, este tipo de actividades é positivo e enriquecedor na medida em que ajuda a criar um maior elo de ligação entre nós, aumentando a nossa confiança e compreensão mútuas, e penso que será sempre proveitoso para todos nós que estas actividades continuem a ser desenvolvidas, pelo menos, na nossa sala de aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário