"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

quarta-feira, 10 de março de 2010

Textinho Sobre o Blogue para Publicar no Jornal, Amiguitos


O Homem (não) Informatizado


Desde o século XVIII, com a Revolução Industrial, o Mundo tem assistido ao incrível poder da máquina; depois do êxtase que o vapor provocou no Homem, este não parou de o desafiar criando e desenvolvendo uma série de mecanismos de modo a satisfazer a sua sede contínua de ganância. O Homem está agora num estádio de desenvolvimento que seria considerado utopicamente absurdo na sociedade do século passado. Chegámos a outra questão:
“É espantosamente óbvio que nossa tecnologia excede nossa humanidade”…
Assim como Albert Einstein, também outros são da opinião que a tecnologia substituiu a importância da humanidade nos nossos dias.



Então porque não usar esta nova forma de desenvolvimento em abono do Homem, que foi, no fim de contas, o seu criador? É proveitoso usar esta tecnologia para difundirmos a mensagem de “Humanização” para a sociedade robotizada em que vivemos; Desta forma, no âmbito de Psicologia B criámos um blogue que tem como objectivo a criação de um espaço de exteriorização de sentimentos, de publicação de reflexões e dissertações acerca de temas que gostemos e ainda um espaço de publicação de artigos que possam contribuir para a consolidação de matéria e estudo para testes.
O projecto, já de si original e vanguardista, torna-se ainda mais especial se pensarmos no modo em como os alunos se expressam: sem medo de serem julgados e com vontade de partilhar novas experiências, sempre orientados para uma reflexão crítica acerca do que nos rodeia – o que faz de nós Pessoas e não robots “constatadores de factos”.
O Projecto ganha agora maiores proporções, se pensarmos que nos podemos ligar ao Mundo, nomeadamente a outras escolas à distância do já famoso “clique do rato”.

A rede de blogues continua a crescer e são já alguns os jovens que gostam de publicar o que sentem acerca dos mais variados temas, proporcionando a outros: experiências e culturas que fazem de nós, uma sociedade verdadeiramente “Humanizada”. Desta forma, deixamos o link do blogue para que o possam visitar quando quiserem: psi12psi.blogspot.com.


Pedro Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário