"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

terça-feira, 8 de junho de 2010

Chegámos ao final!

Parece que foi ainda ontem que iniciámos este último e decisivo ano lectivo, e já nos estamos a despedir! Foram muitas as coisas que nos marcaram este ano, mas uma delas foi sem dúvida, a disciplina de Psicologia!!! Conforme iamos falando hoje no nosso almoço de despedida, nesta disciplina aprendemos muito mais do que o próprio programa exigia; foi um contributo importantíssimo para nós enquanto pessoas, uma vez que aprendemos a compreender e sobretudo a respeitar os nossos sentimentos mais profundos, a valorizarmo-nos, a atribuir mais importância às relações humanas do que a tudo o resto, e sobretudo, aprendemos a ser uma turma mais unida!
Temos mesmo que reconhecer que para tudo isto ser possível, o elemento-chave foi a nossa professora Diana, que pessoalmente foi uma pessoa tão importante para mim, que tenho a certeza que nunca mais irei esquecer, por muitos anos que viva! A experiência e a forma de viver a vida que nos foi transmitindo ao longo das aulas foi algo que nenhum outro professor foi capaz de fazer, pois nenhum outro professor conseguiu criar connosco uma relação tão próxima e tão amiga. Foi, sem dúvida, de uma importância enorme. :)

Espero sinceramente que todos vocês tenham conseguido compreender e apreender estas mensagens e ensinamentos que a professora nos foi tentando passar ao longo do ano pois, mais importante ainda do que termos boas notas nos testes, é tornarmo-nos pessoas melhores, e sem dúvida penso que a mensagem surtiu o devido efeito.
É muito importante que nunca nos esqueçamos de tudo o que vivemos nesta escola, não só no 12º ano, mas ao longo dos 3 anos em que a turma se manteve unida para ultrapassar uma das fases mais difíceis das nossas vidas (o implacável período da adolescência!!!).

Pelo menos para mim, tudo o que nós vivemos foram experiências únicas, desde as visitas de estudo, passando pelos momentos de stress em fases de testes, e acabando na meia dúzia de faltas que lá iamos dando só porque não apetecia ir para a sala! :D Tudo isto faz parte desta etapa que estamos agora a acabar, e na minha perspectiva, mesmo as próprias faltas sem motivo são saudáveis, pois se não as dermos agora, vamos dar quando?!

Temos que aprender a viver a vida intensamente e não dar valor apenas às nossas notas que, apesar de importantes, não são elas que fazem o nosso verdadeiro ser. Espero portanto que as amizades que criamos ao longo destes 3 anos nunca sejam perdidas, pois foram elas que nos ajudaram a crescer! :)
Para finalizar, e fazendo minhas as palavras da professora Diana nesta última aula, espero sinceramente que todos vocês sejam o mais felizes possível, mais felizes do que a própria felicidade, pois sem dúvida que somos uma turma fantástica, tivemos o apoio de uma professora igualmente fantástica, e sinto-me orgulhosa por poder dizer que tenho amigos tão fenomenais como vocês! :) Sigam os vossos sonhos e as vossas vontades independentemente de tudo o que vos digam, e nunca se esqueçam que temos de nos juntar de vez em quando!!! :D



Para todos, um beijinho do tamanho do universo e, agora que aprendemos o que é o amor e que este tem várias formas de se manifestar, posso dizer com toda a sinceridade:



- AMO-VOS!


3 comentários: