"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

terça-feira, 8 de junho de 2010

O que mudou na tua vida com a Revolução do 25 de Abril de 1974?


Pegando na proposta que a professora fez, pedi à minha avó que me contasse aquilo que mudou na vida dela com a Revolução do 25 de Abril, que marcou o nosso país e os portugueses.


Ela começou por me dizer "ganhei a liberdade que nunca tive e que nunca pensara que viria a ter". Contou-me que até a esta altura não sabia o que era sair de casa, desconhecia o que era o mundo lá fora, "a minha vida era passada a trabalhar no campo isolada de tudo o que me rodeava e a cuidar da família". Uma das conquista que teve foi a obtenção de liberdade - "Com o 25 de Abril pode começar a criar as minhas próprias opiniões, a discutir os diversos assuntos".


Afirmou que a sua vida ganhou outra dinâmica - "As conversas com os vizinhos passaram a fazer parte do dia-a-dia. Lembro-me de uma vez estar ao portão de casa com algumas pessoas e estarmos a falar de política e do que iria acontecer."


Disse-me que "esta revolução constituíu o abrir as portas para o desconhecido". Não percebi muito bem o que ela quis dizer, então pedi que me explicasse o que queria dizer. "Algum tempo depois do acontecimento comprei uma televisão, que me permitiu ter contacto com o mundo exterior. Acho que foi também uma conquista importante porque me permitiu desenvolver um pouco mais enquanto ser social".


Ao terminar esta nossa conversa falou-me com alguma tristeza. "Ao olhar para o mundo de hoje, e para a tua geração sobretudo, percebo que vocês hoje têm tudo e não dão valor a isso. Aquilo pelo que tivemos de lutar para obter, vocês hoje têm de mão beijada e ainda criticam. Os valores que marcaram os meus tempos já não existem hoje em dia, e aqueles que ainda sobrevivem são muito escassos..."


Com esta conversa percebi que a minha avó teve muitas mudanças, as marcas são visivéis e notasse que ela foi muito afectada, no entanto existe um lado positivo que foi o seu crescimento, o seu desenvolvimento enquanto pessoa....

Nenhum comentário:

Postar um comentário