"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A importância das primeiras impressões no estabelecimento de relações inter-pessoais


Na terceira aula de Psicologia, realizamos um jogo, em que cada um dos alunos escrevia num papel as virtudes e os defeitos de um amigo. Depois dividimo-nos e atiramos os papéis para as devidas pessoas. Cada elemento que recebeu o papel partilhou com o resto da turma o que tinham escrito a seu respeito, e de seguida disseram se concordavam ou não, e o que tinham de fazer para corrigir o que estava mal. Esta actividade não teve como objectivo censurar a personalidade de cada um, nem a maneira de ser, foi apenas uma forma de nos ficarmos a conhecer um pouco melhor uns aos outros, e também de nos darmos a conhecer.
É necessário que exista no mundo diálogo entre todas as pessoas, quer sejam brancas, pretas, vivam em casas de luxo ou em meros bairros sociais sem condições; o ser humano não pode nem deve ser visto pelo exterior; o valor das pessoas está no seu interior, nas suas qualidades, nos seus defeitos, pois ninguém é perfeito.
A sociedade de hoje recrimina um cidadão pela roupa que veste, pelo penteado que usa, se vive num bairro problemático, etc.…não são as coisas materiais, nem o meio que nos rodeia que faz de nós boas ou más pessoas.
As primeiras impressões nem sempre correspondem ao que a pessoa é, no entanto, ainda existem, e em abundância, muitos homens e mulheres que é através das primeiras imagens que captam que formulam o seu juízo, a sua imagem em relação a um determinado ser humano. Devemos conviver, partilhar uns com os outros para que se possa conhecer o Outro e estabelecer boas relações inter-pessoais, pois só desta forma é que seremos uma verdadeira sociedade, sem falsas ideias, sem recriminações; um mundo em comunidade, uns pelos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário