"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Psicologia

Do ponto de vista etimológico…
Etimologicamente, a palavra “Psicologia” deriva da junção de dois termos gregos, “psyché” (alma) e “logos” (razão, palavra, discurso lógico ou racional acerca de). Deste modo, do ponto de vista etimológico, a Psicologia não é mais que um discurso racional acerca da alma.

O mito de Psyché (alma) …
Psyché era uma jovem princesa grega de beleza rara, por quem Eros (Cupido) se apaixonou. Para a conquistar, Eros (ou Amor), filho de Afrodite (Vénus, casada com Hefesto), deusa do amor e da beleza, e de Ares (Marte), deus da guerra, prometeu-lhe felicidade eterna, em palácio sumptuoso, mas pôs uma única condição: psyché nunca poderia ver o rosto do seu amado Psyché, morta de curiosidade e mal aconselhada pelas irmãs, que estavam roídas de inveja, acendeu uma candeia para poder contemplar o esposo adormecido. Por infelicidade, deixou cair sobre ele uma gota de azeite quente. Eros acordou e, sentindo-se traído, fugiu a toda a pressa e desapareceu.
Desde então Psyché teve de suportar uma série infindável de sofrimentos que Afrodite lhe impôs pelo desaparecimento do seu filho..

Zeus achou por bem intervir, e Afrodite reconciliou-se com Psyché, tornando-a imortal e ligando-a a Eros para toda a eternidade.
Com este mito se procura explicar a imortalidade da alma.

Um outro facto curioso está relacionado com o facto de na Grécia Antiga ser frequente ver sair da boca dos mortos uma dada espécie de borboletas (com tendência a procurar abrigo em cavidades húmidas). Estas borboletas eram chamadas psyche e possivelmente simbolizavam, para os gregos antigos, a alma que deixava o corpo após a morte.

As origens históricas da Psicologia…
Apesar de ser uma ciência relativamente recente, a psicologia deu os seus primeiros passos na antiguidade clássica, na Grécia Antiga. Durante séculos a psicologia esteve intimamente ligada à Filosofia e era entendida como o estudo da alma. Aliás, a alma foi objecto de várias reflexões filosóficas por diversos pensadores da antiguidade, como Platão e Aristóteles. Contudo, é a Aristóteles que se deve aquele que é conhecido como o primeiro tratado de psicologia, intitulado “De Anima”. Os pensadores teciam brilhantes e aprofundadas considerações sobre os mistérios da alma e da consciência.
No entanto, só no fim do século XVI (1590) é que aparece o termo “psicologia, introduzido por Rudolfo Goclénio.
Só no século XIX é que a psicologia se autonomiza e se constitui como ciência.

O nascimento de uma ciência…
No início do século XIX, os fisiologistas (estudam as funções vitais dos diferentes órgãos dos seres vivos) europeus começaram a estudar o funcionamento do cérebro de animais, retirando partes do cérebro a cobaias, através de operações cirúrgicas, e observando as alterações nos comportamentos daí resultantes. Também investigaram os comportamentos de pessoas com lesões cerebrais causadas por acidentes de toda a espécie.
Na primeira metade do século XIX, pioneiros como o fisiólogo Hermann von Helmholtz e o anatomista Ernst Weber começaram a responder através das suas investigações sobre o corpo humano, a questões onde surgia pela primeira vez de forma articulada, a ligação entre a fisiologia e o comportamento. Estava assim aberto o caminho para a criação na Alemanha, em Leipzig, do primeiro laboratório de psicologia aplicada (experimental), fundado por Wilhelm Wundt (1832-1920), assistente de Helmholtz.

O objecto de estudo da psicologia…
Actualmente a psicologia é uma disciplina científica, geralmente definida como a ciência que estuda os comportamentos, quer animais quer humanos, e os processos mentais.

· Comportamento – Qualquer coisa que o organismo faz, qualquer acção que podemos observar e registar. Sorrir, falar, pestanejar, suar são exemplos de comportamento.
· Processos mentais – Experiências internas e subjectivas que inferimos do comportamento. As sensações, percepções, lembranças, sonhos, pensamentos, crenças são exemplos de processos mentais.


Objectivos da psicologia enquanto ciência…
1. Descrever – comportamentos e processos mentais.
2. Explicar – os comportamentos, o que significa identificar as suas causas.
3. Prever – comportamentos, o que só é possível através da identificação correcta das causas.
4. Controlar – as circunstâncias que causam os comportamentos, a partir da explicação e da previsão.

Em suma, a Psicologia é o estudo do organismo humano e animal em toda a sua variedade e complexidade. É a ciência que se debruça sobre o comportamento humano e animal e sobre os fenómenos psicológicos. Tem por finalidade adquirir a capacidade de fazer predições correctas acerca dos fenómenos com os quais se ocupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário