"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

terça-feira, 24 de novembro de 2009


"Cafeína poderá ter um efeito protector no cérebro"...
Esta é uma das frases que podemos encontrar nos pacotes de açúcar actualmente distribuídos no nosso bar da escola; Estas frases remetem-nos para os efeitos benéficos do café no nosso organismo e, nomeadamente, no cérebro.
O Programa Café & Saúde, em associação com algumas marcas de café como a Buondi ou Sical, baseia-se numa série de teses científicas que indicam o café como método de prevenção e até como cura para algumas doenças das quais se destacam o cancro, (um tipo de) diabetes, doenças coronárias e hipertensão.
A bebida mais consumida no mundo inteiro é também conhecida por ser um “estimulante leve que aumenta a actividade do sistema nervoso central, resultando num estado de alerta e excitação, melhorando a performance em tarefas cognitivas que requerem rapidez ou vigilância e melhorando, igualmente, a memória". Ao que parece, a cafeína (um dos principais componentes do café), para além de excitante, é também um modo de combater doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer, sendo que na primeira, esta substância tem um efeito atenuante no que respeita à evolução da doença, e na segunda actua como um método de prevenção.
Após uma conferência de 25 dos mais prestigiados cientistas do Mundo, em Lisboa, foram descobertas estas e outras propriedades desta bebida que se pensa ter origem na Etiópia do século IX; sabe-se agora (porque foi provado entretanto) que o café melhora a memória de curto prazo e, portanto, evita perdas de vocabulário e estimula a memória visual.
Assim, como diria James Mackintosh:

"O poder da mente do Homem é directamente proporcional à quantidade de café que ele bebe!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário