"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Uma experiência internacional, China

Chamo-me Daniela, tenho 22 anos e ando a tirar o curso de Línguas e Culturas Orientais na faculdade, como estágio, foi-me proporcionado uma experiência internacional, visitar a China, um grande desafio.
O mais importante desta viagem é o facto de conviver com uma realidade cultural muito diferente da que estou habituada desde muito nova. Ao longo deste relatório irei fazer referência a situações e costumes típicos de uma cultura chinesa.
Fui acolhida numa família xangainesa, bastante agradável e hospitaleira.

O primeiro contacto que tive com a cultura chinesa começou pela 1º refeição servida, o pequeno almoço, constituído por uma larga variedade de comida frita, sopas e ovos.
Os horários das refeições também são um pouco diferentes: o almoço será às 11horas e o jantar às 18horas. Quando chego do trabalho, por volta das 18, encontro a família à mesa, com os pauzinhos na mão (kuaize), à minha espera para começar a comer. O arroz branco, cozido a vapor numa panela especial, é a base da comida, acompanhado por diversos pratos de comida frita. Incrivelmente, actos como arrotar são costumes que nos podem chocar, mas que fazem parte da cultura chinesa.
Em Xangai amanhece bastante cedo, por volta das 4 horas da manha.
Aos fins de semana a família levanta-se por volta das 6 horas e vai passear para o parque.
A família é um dos aspectos mais valorizados pela cultura chinesa, Os pais guiam a vida dos filhos até bastante tarde, mas também tomam conta dos netos durante semanas e no fim das suas vidas esperam que os filhos cuidem deles.
Vivemos num apartamento com três quartos e duas salas. Objectos de carácter electrónico, como computadores, televisões,..., são uma realidade e estão por todo lado.


Nas ruas, há emensa gente por todo o lado, é uma autêntica correria diária, um outro aspecto interessante é o tipo de roupa que é usado.
Um aspecto com o qual fiquei admirada foi o facto de os chineses não expressarem o que sentem em público, até mesmo quando se cumprimento, não se beijam nem se abraçam.
No entanto O povo chinês é trabalhador e inteligente, gente hospitaleira e amável que brinda toda a sua cultura aos visitantes que chegam ao país.
Enfim…posso dizer que foi uma grande experiência. Não só aprendi algo mais sobre a cultura chinesa, mas também tive oportunidade de viver com pessoas extremamente bondosas e delicadas, sempre prestáveis…
Senti-me em família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário