"Devemos escrever para nós mesmos, é assim que poderemos chegar aos outros!"
Eugène Ionesco

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Se eu vivesse na China - O Diário de um Emigrante


Dia 1 (o primeiro do meu ano enquanto “estudante chinês”) – “Pedro acorda! Faltam cinco minutos!”… Levanto-me a correr na esperança de não perder a apresentação da escola aos novos alunos estrangeiros… Estou na China, “Olá Xangai!”. Levanto-me da cama com pressa e corro para a rua! Está calor! Ajuntamentos de pessoas de olhos rasgados atropelam-se para o trabalho; não há carros e as ruas são antes ocupadas por bicicletas e vendedores ambulantes que vendem das coisas mais estranhas! A Sara avisou-me para eu vir uma semana antes para conhecer o sítio, mas não tive tempo e o dia de ontem, usei-o para desfazer as malas, ambientar-me ao quarto e à casa e ouvir algumas recomendações dela! Passo pelo famoso mercado de cão… “Que nojo!”, a oferta é variadíssima e vai desde cães vivos, criados para alimento, cães servidos em pratos numa qualquer receita sem esquecer as partes de cão cruas vendidas num espaço alheio às condições de higiene… “Espera pela ASAE!...”. Ao chegar à universidade deparo-me com um edifício com estranhas semelhanças com o estilo Europeu… Evito falar, tenho medo do comunismo chinês – alguns anos de imperialismo ainda podem ter reminiscências… O povo chinês é muito conservador.
A apresentação da escola é feita e tomo contacto com outros “erasmus”, nomeadamente dois de nacionalidade portuguesa; estou excitadíssimo, mas tenho de voltar… Agora vou poder ver um pouco mais do que é a China, visto que já é possível “andar” na rua; “a política do filho único não deve ter chegado a esta parte da China!”, existem ainda montões de crianças a brincarem com bolas e a correrem umas atrás das outras, sendo que muitos deles são mulheres! A população deste país representa cerca de um quinto da população mundial total representando 1,35 biliões! Então é permitido aos casais chineses ter no máximo um filho nas áreas urbanas e dois nas áreas do interior, e deve ser dada prioridade aos homens, uma vez que “são estes que cuidam das pessoas mais velhas, nomeadamente dos seus pais, e é nestes que se encontra o nome que será o nome de família”. “Pensei que as pessoas falavam mandarim aqui!”, teoricamente é a língua oficial da China, porém é normal que, numa cidade tão concorrida como Xangai, exista uma mistura cultural que representa grande parte do território chinês; O mandarim, com o cantonês, o sichuanês e o hakka, constituem as línguas faladas neste país.
Passo pela estátua honorária a Confúcio (551 a.C. – 479 a.C.) o grande filósofo chinês! Neste país a espiritualidade aliada à filosofia tem um papel primordial e adjacentes estão o Confucionismo, Taoísmo e Budismo. A estátua marca uma biblioteca, o que faz sentido, uma vez que a literatura chinesa é baseada em textos filosóficos ou poéticos.
O mercado, novamente, agora atrevo-me a entrar e descubro uma variedade enorme de especiarias “Os portugueses vinham cá buscar as ervinhas!”, a arte da gastronomia chinesa não ficaria completa sem estas ervas moídas ou não sendo que estes recursos são igualmente importantes na medicina que está em muito ligada às plantas medicinais, sendo que os chineses em geral preferem medicinas tradicionais à medicina convencional, então sãos os inventores de técnicas como a acupunctura.

O mercado está munido de colunas, o que não é de admirar pois em termos de tecnologia este país está na vanguarda de tudo o que é novo, dispondo de um grande investimento a nível tecnológico: “Estas de certeza que são made in China!”; as crianças ajudam os pais a servir o cliente que está à minha frente num mercador de doces, o trabalho infantil ainda acontece e a escravatura é também uma realidade! Chega então a minha vez, as escolhas são muitas: chupas de escorpião, larvas salteadas em mel, formigas fritas no pão, escaravelhos caramelizados; enfim, acabo por escolher alguns de cada para experimentar!... “Se tiver coragem!”. A gastronomia chinesa (bem como de toda a Ásia) é no mínimo peculiar… A maior parte dos pratos são feitos à base de galinha, com amêndoas, nozes, pimenta, malaguetas, caju… uma variedade de acompanhamentos como o famoso arroz xau-xau.
Acabo por chegar a casa carregado com algumas iguarias e um papel onde está impresso o contacto de uma escola de técnicas de autodefesa!... Estas técnicas foram desenvolvidas aqui… e aperfeiçoadas até se tornarem artes marciais como o karaté.

“Mal posso esperar por amanhã, de certeza que irei adorar esta experiência de descoberta constante num dos países mais interessantes que existe no Mundo!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário